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Organização pessoal como fator de produtividade

Você já precisou de um telefone importante e não se lembrou onde anotou? Já demorou a encontrar um relatório ou documento solicitado pelo seu chefe a ponto de deixá-lo impaciente? Já procurou desesperadamente por um arquivo importante no computador porque não lembrou o nome do mesmo? Já ficou irritado por não conseguir lidar com a quantidade de papel que chega diariamente a sua mesa? Já perdeu os arquivos no computador por não efetuar backup?

Pois é, esses são alguns sintomas de desorganização.

Há pessoas, muitos acreditam, que são organizadas por natureza, suas mesas são impecáveis, quase não possuem papel em cima delas. Conseguem organizar seus arquivos em ordem alfabética, os horários das reuniões são religiosamente respeitados. Sua pontualidade é britânica e, o mais impressionante, estão sempre serenas – pelo menos não será a bagunça que vai tirá-las do sério.

Muitas pessoas acreditam que se nasce organizado ou não, e que, se você não teve o privilégio de nascer organizado, estará condenado a viver o resto da vida estressado pela inverdade que o desorganizado não pode aprender a organizar-se. Quando se fala em organização, devemos lembrar que não existem receitas infalíveis, mas o desenvolvimento de um método adequado a cada um. A organização é um conjunto de hábitos e métodos, que podem melhorar muito o desempenho profissional.

A falta de organização prejudica demais a produtividade, pois há um acúmulo de trabalho, adiantamento de tarefas e muita indecisão. Tudo isso contribui para prejudicar a realização das atividades profissionais.

Quando se é organizado, conseguimos fazer tudo o que queremos, com economia de energia e de tempo. Além do mais, o trabalho torna-se mais tranquilo e você escolhe o rumo que quer dar à sua vida.

O sucesso de um sistema de organização pessoal não deve se limitar a regras do tipo “receita pronta”, pois as pessoas são diferentes, possuem fatores comportamentais que facilitam ou prejudicam a obtenção de um método. Um método eficaz para organização pessoal deve estimular as pessoas a partirem de si mesmas, ao invés de seguirem um sistema padronização e outras definitivamente não se dão bem com ela. Selecionamos algumas dicas muito simples e práticas para você acabar com a desorganização e gerar mais produtividade no seu dia-a-dia. Isto é, se for o seu caso.

Começando agora – arrumando a mesa e as gavetas

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/367536019581287021/

Algumas pessoas tem medo de descartar coisas que possam fazer falta no futuro, enchendo a mesa e as gavetas de inutilidades. Se você não faz uma arrumação há muito tempo, separe os seus documentos em três pilhas:

Ação imediata: documentos que precisam ser solucionados hoje

Ação posterior: papéis que devem ser resolvidos em uma semana

Nenhuma ação: arquivo ou lixo

Faça uma revisão periódica de seus documentos, sempre considerando o fator tempo. Deixar passar uma ação imediata pode trazer sérios prejuízos pessoais e organizacionais.

Organizando o local de trabalho

Fonte: https://comunidadevip.com.br/2018/05/01/como-organizar-o-escritorio/

Administrar de forma eficiente o local de trabalho não significa necessariamente torná-lo livre da papelada, mas de fato, torná-lo prático e funcional. Livros, revistas e arquivos ficam mais bem acomodados em estantes. Se for possível, elimine da mesa tudo que não está utilizando.

Arquivo e estantes

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/noticia/2018/12/estantes-26-ideias-de-decoracao-com-o-movel.html

Adote um critério para catalogar arquivos e livros, ordenado por assunto ou alfabética. Isso vai ajudar bastante na hora que precisar fazer uma pesquisa.

Anotações

https://ada.vc/2019/05/22/5-apps-de-anotacao-para-te-deixar-ainda-mais-produtiva/

Evite anotações em pequenos papéis, reduzindo as chances de extravio. Se sua agenda não possui um espaço para “registro diários”, mantenha um bloco com espiral ou caderno para suas anotações cotidianas, como telefones, recados, ideias, etc.

Fluxo de papéis

https://comshalom.org/desentulhe-as-gavetas-2/

Se você não tem secretária, anote sempre a data de recebimento de um documento. Mantenha uma “pilha” de entrada, outra para casos em andamento, outra para arquivo e uma de saída. Selecione os papéis em andamento e esvazie as caixas pelo menos uma vez por semana.

Correspondência

https://www.migalhas.com.br/quentes/315919/lei-permite-interceptacao-de-correspondencia-de-presos-para-investigacao

Determine um horário diariamente para verificar a correspondência, e pergunte-se “qual a providência a ser tomada”. Se não há nenhuma, jogue no lixo. Evite o duplo manuseio.

Gerencie suas tarefas

Fonte: http://instmc.com.br/planejamento-disciplina-e-organizacao/

Faça uma lista das tarefas, dividindo-as em urgentes e importantes.

Estabeleça qual a prioridade de cada uma e determine uma data de conclusão. Se você trabalha com computador, o Microsoft Outlook é uma excelente ferramenta, caso contrário uma folha de papel ajuda bastante. O importante é deixar suas tarefas sempre a vista. Após iniciar uma tarefa, por mais desagradável que seja, vá até o fim e lembre-se de marcar as tarefas já concluídas.

Lixo

https://www.translix.com.br/reduzir-o-lixo

Não tenha dó de jogar inutilidade fora. É menos estressante manter a mesa limpa e lixeira cheia.

Planejando o seu dia

Fonte: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/planejamento-o-que-e-conceitos-tipos/

Dedique pelo menos quinze minutos no final da tarde ou no início da manhã para planejar e organizar o novo dia de trabalho. É mais simples adotar uma disciplina diária do que perder horas arrumando uma bagunça acumulada.

Agendando suas atividades

Fonte: https://www.creasegurosaude.com/agendamento-de-atendimento-presencial-no-crea-sp/

A agenda é um instrumento fundamental para planejar e gerenciar suas atividades diárias. Ela pode ser eletrônica (computador, celular etc.) ou papel. Escolha a que for mais confortável e adequada ao seu estilo pessoal. Mas cuidado para não ser excessivamente rígido com sua agenda, “sobrecarregando” seu dia. Deixe brechas para interrupções inesperadas, um café com chefe ou conversas informais com colegas. Assim, quando elas ocorrerem, não serão consideradas interrupções.

Não se afobe com a bagunça

Fonte: https://www.hellomoto.com.br/colocando-a-bagunca-em-dia/

Manter a calma é fundamental. Afobar-se com a bagunça só gera ansiedade e mais estresse.

 Fábia Vieira
Personal Organizer (Desde 1994)

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