1 comentário

O Mercado de Imóveis e a Economia

Com os novos desenvolvimentos e tecnologias veio um novo perfil do mercado imobiliário quanto mais flexível, para conhecer justamente as nuances da economia atual. Apesar da pandemia, a evolução de mercado de imóveis abriu perspectivas, já que as dificuldades encontradas necessita de algumas reformulações para preparar os profissionais a agir no mercado cada vez mais competitivo.

O mundo vem assistindo a uma contínua revolução nas construções civis, imóveis e vendas desenfreadas, pois os clientes precisam de moradias, além de ser um investimento – as pessoas não deixam de comprar os imóveis com retorno e rendimentos garantidos.

Fonte: http://www.ominuto.com.br/2020/04/28/o-desafio-do-mercado-imobiliario/

Em termos de economia, apesar da pandemia, o ano de 2020 começou com altas expectativas para o mercado, com aumento significativo de vendas, 26,7% em comparação ao ano anterior. A questão relacionada com este mercado já vem despertando o interesse de um estudo mais elaborado que atenda as dificuldades e inovações surgidas a cada dia para acompanhar a rapidez na qualidade das informações de compra e venda na economia.

Mas mesmo com expectativas ainda boas para 2021, existe uma preocupação em como atender as tendências e perspectivas econômicas, ou seja, mostrar como os profissionais estão se preparando para atender as exigências durante e pós-pandemia.

Fonte: https://www.iped.com.br/materias/iniciacao-profissional/mercado-imobiliario.html

Com a economia e a crise pandêmica, este mercado tem procurado, incrementar os serviços no tocante de apresentar práticas mais específicas, como: um conjunto de informações que os clientes necessitam na compra e investimentos, mesmo com as dificuldades encontradas, como: recessão, bairros desfavoráveis e outros, além das taxas mais baixas de juros – que já é uma realidade – e a alta de demanda para financiamentos.

Conforme a Ernst & Young, é importante frisar, que as fronteiras do mercado ainda tendem a crescer, pois o setor possui um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de R$ 170 bilhões por ano. Isso torna a competição ainda mais acirrada, levando a alcançar novas perspectivas e escolhas positivas dos clientes, tornando quase obrigatório que o mesmo cliente passe também a dominar conhecimentos em áreas como administração, economia etc.

Dentro da nova perspectiva para este mercado e a tendência mundial de internacionalização do comércio e vendas, talvez seja mais coerente o mercado atentar para as informações que são de utilidade ao cliente e importância inquestionáveis para quem queira investir, não apenas para as empresas, mas para a sociedade como um todo.

Fonte: https://www.imovelmagazine.com.br/industria-imobiliaria/mercado-imobiliario-2020-sera-de-oportunidades-e-de-apostas-no-novo-modelo-que-esta-por-vir/

Hilbert Vasconcelos Evangelista, Mestre em economia e professor universitário

Comments (1)

  • Parabenizo o Mestre Hilbert Vasconcelos Evangelista pelo artigo. Realmente de suma importância. Foi explanado de forma bem objetiva como a Ciência Econômica contribui para o desenvolvimento no ramo do Mercado Imobiliário, dentre outros.